Ser proativo

Já todos ouvimos falar em proatividade, e muitos de nós temos esta característica bem destacada no nosso curriculum ou carta de apresentação.

É, sem dúvida, um termo que está na moda, e uma competência cada vez mais apreciada nos processos de seleção.

Mas como saber se é, de facto, uma pessoa proativa?

Damos-lhe alguns dos conceitos chave, para que possa confirmar se a proatividade é mesmo uma das suas competências profissionais.

proativo

Ser proativo: a competência mais desejada.

A pessoa proativa é aquela que consegue, com facilidade e rapidez, encontrar diversas soluções para um problema. Igualmente, lida melhor com um fracasso ou derrota e recupera facilmente de uma adversidade ou contratempo.

Ao contrários dos teóricos e visionários, o proativo é aquele que executa. Perante uma situação tem resposta imediata, e não fica à espera que os problemas se resolvam por si.

O profissional proativo está constantemente à procura de aprendizagem. Assim, observa os que o rodeia e aproveita as suas experiências para complementar os seus próprios conhecimentos.

Pela sua facilidade de integração e adaptação, as pessoas proativas têm maior facilidade em estabelecer relações interpessoais.

desafio-proatividade

 

Confiança e autoestima, são outras das características diretamente relacionadas com a proatividade. Normalmente, estes profissionais são pessoas que acreditam fortemente nas suas capacidades.

Durante uma entrevista, o profissional proativo destaca-se entre os outros pelo tipo de questões que coloca e pela pertinência das suas observações.

Apesar de ser sempre um contributo valioso para uma empresa, o profissional proativo tende a desmotivar-se facilmente se as suas funções forem rotineiras e sem liberdade de atuação e desafios.

Para desenvolver a sua proatividade:

• Seja otimista e aceite as coisas como são. Pensamentos negativos não são produtivos.

• Improvise. Procure encontrar soluções adequadas, mesmo que não disponha de todos os meios necessários para tal.

• Acredite no poder dos seus atos para alterar ou influenciar o rumo dos acontecimentos.

• Procure sempre complementar os seus conhecimentos. Sabendo mais, será mais auto-confiante e, consequentemente, mais proativo.

 

468x60

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply